domingo, 30 de outubro de 2011

Mistério da Trindade

Graça e paz da parte de Cristo!


Santo Agostinho relata um sonho que fala de todo o mistério da Santíssima Trindade:

“Certa vez, Santo Agostinho estava caminhando às margens do mar e viu um menino, que havia feito um buraco na areia. Com um balde pegava a água do mar e colocava dentro desse buraco. Santo Agostinho, observando-o, comenta:
- você nunca conseguirá colocar toda a água do mar dentro desse buraco.
O menino, então, respondeu:
-é mais fácil colocar toda a água do mar dentro desse buraco do que entender o mistério da Trindade. ”

Essa história quer apenas ensinar que, sendo um mistério, não conseguiremos nunca acolher toda a realidade que engloba a Trindade. Por isso é muito normal a sua situação; de fato você diz que já ouviu sobre o tema, mas ainda não ficou contente. A Razão por ser limitada não consegue abraçar todo esse mistério, isso cabe a fé. Isso deve ser um incentivo para que você possa continuar sempre procurando entender esse mistério. A fé deve incentivar a busca do entendimento.
Ainda falando sobre a Trindade Santo Agostinho diz: “Se almejamos compreender tanto quanto nos é possível a Trindade, a igualdade e unidade de um Deus Trino, precisamos crer antes de entender”. Santo Antonio Maria Claret também diz: “Incompreensível vos parecerá isto, sem dúvida. E se pudéssemos compreendê-lo com perfeição seríamos esse Deus”, de fato até mesmo em relação a muitas matérias escolares e fenômenos naturais, desconhecemos muitas coisas, não temos total conhecimento de tudo, porém sabemos que elas existem. Por exemplo, posso não saber como é formado o Ar, porém sei que ele existe, eu sinto ele, assim Deus Trino, infinitamente maior que toda ciência, nunca será compreendido por completo.

O mistério da Trindade consiste em saber que Deus é um em três pessoas; Mistério de comunhão, de unidade na diversidade, como três grandes amigos, que se amam muito, são muito semelhantes, têm os mesmo gostos, o mesmo time. Três velas que quando juntas, formam um só fogo, forte e grande.
“Para que todos sejam um, como tu, Pai, estas em mim e eu em ti” (Jo 17,21a), assim Jesus mostra a sua plena união com Deus (Pai), cuja o amor gera o Espírito Santo.

Frases sobre a trindade.
“Se Deus Pai é que ama, se Jesus é o amado, o Espírito Santo é o amor” (Música da Cantora Adriana).
“A Graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco” (II Cor 13,13), rezado no inicio da Missa.
“A Trindade é uma, quer dizer: Há um só Deus. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: A Trindade. As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus quanto à natureza. Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (CIC 253).

 “Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo”.
   Perceba que “Os cristãos são batizados «em nome» do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e não «nos nomes» deles porque não há senão um só Deus – o Pai Onipotente, o Seu Filho Unigênito e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade.” (Catecismo da Igreja Católica 233).
  Todas as nossas orações têm inicio e fim sobre a luz do Deus uno e trino. O mistério da trindade é o centro da fé, que se torna modelo para a unidade dos homens.

Pessoas da Trindade.

Pai=Não foi criado nem gerado, ele é o criador. É o "princípio e o fim, princípio sem princípio”. Envio o seu Filho. Primeira pessoa da Trindade, eterno e perfeito. Pai em relação ao seu Filho único, Jesus, e somos também seus filhos por herança. “Pai dos pobres”, “Deus de Israel”, “Aba Pai” (Paizinho), “Pai Nosso”, “Eu sou” (Javé), “Todo-poderoso”. Cheio de amor pelas criaturas, fiel a aliança.

Filho= Gerado na eternidade (não criado) pelo Pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele. Jesus de Nazaré, Verbo Encarnado, assumio natureza humana. Ao se fazer homem, sofreu como homem todo sofrimento, ele é redentor do mundo. Senhor e mestre dos homens. “Emanuel”, “Bendito”, “Prometido”, “Deus salva”, “Filho unigênito”, “Messias”, “Pão vivo que desceu do céu”, “Salvador”. Veio para anunciar a boa noiva; Esposo de nossas almas.

Espírito Santo: É Amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Agostinho. Manifestou-se no Batismo, Pentecoste e guia a Igreja durante toda história. Terceira pessoa da Trindade santifica a Igreja no mundo com os seus dons. Somos templos do Espírito Santo e por meio dele encontramos palavras para louvar e forças para seguir, e luzes para iluminar o pecado em nós. “Doce hospede”, “Paráclito”, “Consolador”.

 “O fim último de toda a economia divina é o acesso das criaturas à unidade perfeita da bem-aventurada Trindade (82). Mas já desde agora nós somos chamados a ser habitados pela Santíssima Trindade: «Quem me tem amor, diz o Senhor, porá em prática as minhas palavras. Meu Pai amá-lo-á; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada» (Jo 14, 23):
«Ó meu Deus, Trindade que eu adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim, para me estabelecer em Vós, imóvel e pacifica como se já a minha alma estivesse na eternidade. Que nada possa perturbar a minha paz, nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me leve mais longe na profundeza do vosso mistério! Pacificai a minha alma, fazei dela o vosso céu, vossa morada querida e o lugar do vosso repouso. Que nunca ai eu Vos deixe só, mas que esteja lá inteiramente, toda desperta na minha fé, toda em adoração, toda entregue à vossa ação criadora»” (Catecismo da Igreja Católica 260).

Fontes Biográficas:  Catecismo da Igreja Católica.

Salve Maria!
                                                                                                                          Thiago Farias †

0 comentários:

Postar um comentário