quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

São Sebastião.


 Graça e paz da parte de Cristo!


Hoje é lembrada a memória do glorioso mártir São Sebastião, um homem que fez a escolha de morrer para ganhar a vida eterna, escolheu um total e fiel seguimento ao Amado, escolheu a boa parte que o levou com ousadia derramar o puro sangue da fé. Este mesmo santo é o padroeiro de muitas paróquias e cidades, de modo especial é o padroeiro da comunidade onde moro e hoje é o enceramento dos festejo do mártir São Sebastião.

Mártir (do grego μάρτυς, transl. martys, "testemunha") é a pessoa que segue Cristo até as ultimas conseqüências, capaz de fazer doação da própria vida, defendendo a fé e recebendo o “batismo de sangue”. Morrer por Cristo é uma escolha impar da fé, muitos são os que fazem parte da lista dos mártires da Igreja Católica, homens e mulheres que preferem morrer a renunciar à sua fé. São Sebastião soube bem provar o martírio, defendeu com a vida o anuncio da palavra de Deus, ele encontrou o “Caminho, a verdade e a vida” e teve que morrer para defender este tripé de salvação.

São Sebastião é originário de uma pequena cidade da França e junto com a família se mudou para Milão, órfão de pai ainda criança ficando aos cuidados da mãe, uma piedosa cristã. Atingido a idade adulta o jovem Sebastião se alista no exercito romano, no tempo o imperador era Diocleciano. Aos poucos Sebastião conquista méritos dentro do exercito e vai ocupando cargos de honra, conquistando a admiração do imperador que não tinha conhecimento da fé do jovem soldado. A força e bravura foram crucias para escolha de Sebastião como comandante da guarda pessoal do imperador, cargo de maior responsabilidade.

Sebastião fez da destacada posição do exercito, uma forma direta de ajudar os cristãos presos. As pobres vítimas de ódio do imperador encontravam em Sebastião um alivio e força para o seguimento da fé, ele por muitas vezes visita e consolava os cristãos e com a força do anuncio levava muitos a verem no martírio a glória de Deus.

A perseguição decretada pelo imperador Diocleciano era fruto do desejo de “ser deus’ do próprio imperador. Este desejo esbarrou na ousadia dos cristãos de defenderem a fé no único Senhor: Jesus Cristo. A perseguição ocasionou a destruição de templos, a queima de livros sagrados e o derramamento de muito sangue, que fecundava o solo da eternidade.

Sebastião foi denunciado por outros soldados, o imperador ficou surpreso em saber que o seu mais aplicado soldado era cristão, sentindo-se traído e interrogou Sebastião sobre o fato. Percebendo que de fato Sebastião era cristão o imperador ofereceu fama, poder, dinheiro, posições, tudo para Sebastião renunciar a fé. Tentou em vão, pois o valente cristão foi firme na escolha por Cristo, apresentou diante do imperador que queria ser deus, quem era o verdadeiro Deus. Tamanho foi a ira do imperador diante da fé de Sebastião, mandou então que os soldados matassem a fechadas Sebastião. 

Diante da Cruz de Cristo, Sebastião sem medo aceitou morrer pela causa do Reino de Deus. Os soldados amararam Sebastião na árvore dedicada ao deus Apolo, despido diante dos homens e revestido de fé diante de Deus Sebastião recebe as flechadas, seu pensamente era de uma missão que devia se personificar em seu corpo. Depois das fechadas abandonaram o corpo de Sebastião para que sangrasse até a morte.

Deus exigiu mais de São Sebastião; dando a vida a ele Deus o queira como anunciador das verdades do Reino. Sobrevivendo as flechadas, Sebastião foi resgatado por Irene, mulher do mártir Castulo, ficando ao cuidado desta e de outras piedosas mulheres, ficando escondido até que ficar curado das feridas. Já com as forças restabelecidas, Sebastião foi novamente ao encontro do imperador, mesmo impedido pelas mulheres Sebastião deveria terminar sua missão, para receber de Deus a coroa do bom combate. Diante do imperador Sebastião pregou que apenas Cristo era o Senhor e somente a ele era devida à adoração. A idolatria era algo que não cabia na vida dos cristãos, e era inaceitável eles serem obrigados por poderes humanos a adorar falos deuses. Sebastião não teve medo de jogar diante do imperador palavras de vida eterna, este não aceitando os insultos ordenou que Sebastião fosse espancado até a morte em praça pública, imaginado assim calar a fé dos outros cristãos. Munido de mais crueldade, o imperador pediu que o corpo marcado por pauladas e golpes de bolas de chumbo, fosse jogado no esgoto.

Seu corpo foi sepultado por Santa Luciano nas catacumbas, sendo anos mais tarde transportado para uma basílica construída pelo imperador Constantino (este já convertido ao cristianismo), onde se encontra até hoje. Assolado por uma terrível peste, Roma viu o fim da epidemia a partir do momento das transladação dos restos mortais do mártir, que até hoje é venerado como padroeiro contra a peste, fome e guerra.
Que o exemplo do glorioso mártir São Sebastião seja para os atuais cristãos modelo de uma total entrega ao Amado Salvador, modelo de defesa da fé, de anuncio da verdade do Reino e de renuncia da idolatria.

São Sebastião Rogai por nós!

Oração:

 Onipotente e eterno Deus, que pela intercessão de São Sebastião, vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contagio da peste, atendei nossas humildes súplicas, socorrei-nos em nossas necessidades, reanimai os encarcerados, curai os doentes, livrai-nos do contágio. Pelos méritos de São Sebastião, atendei-nos Senhor. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário