terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São João da Cruz: Doutor Místico.


Graça e paz da parte de Cristo!


Durante todo história grandes personagens contribuem para implantação do reino de Deus, iniciada com Jesus. Entre esses grandes homens hoje a Igreja lembra a memória do doutor místico da Igreja: São João da Cruz. Pequeno em estatura, grande em espiritualidade; ao ponto de outra grande Santa, Teresa de Ávila, considerá-lo “o pai de sua alma”. A mesma Santa dizia que ao simples ato de discorrer com ele sobre Deus, já o via entrar em êxtase. Juntos, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, reformaram o Carmelo. Vinte e sete anos mais jovem que Teresa, Ele se torna uma das figuras místicas mais importante da Igreja.

Ainda novo nosso santo muda se nome, de João de Yepes para São João da Cruz, devido sua entrada no Carmelo. Depois de tentar varias profissões, dentre elas a de enfermeiro na qual o nosso santo cuidava com carinho dos enfermos, percebe que o sacerdócio é a sua vocação. Filho de uma família pobre, órfão de pai ainda criança, São João da Cruz se oferta por inteiro a Jesus Cristo no seio da Santa Igreja, vivendo como religioso na Ordem dos carmelitas descalços, se ordena sacerdote no ano de 1567.

Sentido a frieza como muitos viviam a vida no Carmelo, São João da Cruz pensou em se muda para a Ordem dos Cartuxos, mas eis que aparece Santa Teresa de Ávila com a proposta da reforma. O desejo de ver uma vida mais santo dentro do Carmelo, custou ao nosso santo maus-tratos físicos e difamações, mas todo o sofrimento era entregue de forma amorosa ao doce Jesus. A sua prisão no cárcere de Toledo, forneceu a Igreja grandiosas obras de espiritualidade.

A certeza de que o amor de Deus supera tudo leva o santo a exclamar: "Senhor, quero padecer e ser desprezado por amor de Vós.”. A vivência da “Noite Escura” foi partilhada para todos os que desejam buscar de coração aberto à vontade do Amado Salvador, de uma forma sincera, amando o sofrimento, pois nele a alma encontra sua purificação. A renuncia dos desejos traz a felicidade, a libertação da sensualidade traz a liberdade em Cristo, o silencia traz a paz, assim viveu e ensinou nosso santo.

"A pessoa que está presa por algum afeto a alguma coisa, mesmo pequena, não alcançará a união com Deus, mesmo que tenha muitas virtudes. Pouco importa se o passarinho esta com um fio grosso ou fino... ficará sempre preso e não poderá voar."  Assim nosso doutor místico mostra que é preciso a alma torna-se semelhante a Cristo, deixando Cristo consumir nossa alma, tal como o fogo consome a madeira.

O grande personagem, ao qual é dedicado esse blog, ao sentir a chegada da morte pede para os irmãos lerem o livro dos  “Cântico dos Cânticos”, pois durante toda sua vida São João da Cruz viu ali a relação de amor entre a alma e o Amado Salvador. Certo de que Jesus se faz tudo na mais sincera alma apaixonada em uma de suas orações São João da Cruz diz: "Meus são os Céus e minha é a Terra, meus são os homens, e os justos são meus; e meus os pecadores. Os Anjos são meus, e a Mãe de Deus, todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, pois Cristo é meu e tudo para mim.".

Algumas Obras.

“Subida ao Monte Carmelo”:
“Noite Escura da alma”
“Livro primeiro, Noite passiva do sentido”.
“Livro segundo: Noite passiva do espírito”
“Cântico Espiritual”.
 “Chama Viva de Amor”.
“Cartas”
“Ditos de luz e amor”
Muitas mais são as obras desse amoroso santo.


Algumas Frases:

"A constância de ânimo, com paz e tranquilidade, não só enriquece a pessoa, como a ajuda muito a julgar melhor as adversidades, dando-lhes a solução conveniente." 

"O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo amado.

"O progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber." 

"Deus quer mais de ti um mínimo de obediência e docilidade, do que todas as ações que realizas por ele." 

"Mesmo carregado de grandes e molestas tentações, o homem pode ir a Deus, desde que sua razão e vontade não consintam nelas." 

"Queira torna-te, no padecer, algo semelhante a este nosso grande Deus, humilhado e crucificado, pois que esta vida só tem razão de ser se for para imitá-lo." 

"Quando a alma se acha livre e purificada de tudo, em união com Deus, nenhuma coisa poderá aborrecê-la. Daqui se origina para ela, neste estado, o gozo de uma contínua vida e tranquilidade, que ela nunca perde nem jamais lhe falta." 

"Tal é a alma que está enamorada de Deus. Não pretende vantagem ou prêmio algum a não ser perder tudo e a si mesma, voluntariamente, por Deus, e nisto encontra todo seu lucro." 

"Não fujas dos sofrimentos, porque neles está a tua saúde."
                                                                                       Thiago Farias †

Salve Maria Imaculada!

0 comentários:

Postar um comentário