sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal.


Graça e paz da Parte de Cristo.

O pequeno príncipe, personagem do livro de Antoine de Saint-Exupéry, certa vez disse a repousa: “Se tu vens ás quatro, desde as três eu começo a ser feliz.”. Assim se fez a Igreja, se alegrando desde o Advento pela chegada do Natal., quebrando o silencio do Glória e forte declarando Gloria in excelsis Deo”.

A entrada do eterno no tempo acontece de modo simples aos olhos dos homens. Na manjedoura o Deus onipotente que move o mar, não pode usar com firmeza suas mãozinhas. O Espírito Santo atravessou toda história do Antigo Testamento, e o mesmo Espírito que pairava sobre as águas repouso em Maria e lá no ventre da “Cheia de Graças” se tem inicio a encarnação do verbo, o Deus que se fazendo homem, teve dos anjos sua primeira canção de ninar. Sua humilhação foi por amor, Deus te se encarnado em homem, seria o mesmo que o homem assumir a natureza de um verme, foi muita humilhação.

“Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus. Ele, que era de condição divina, não se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio, assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de Cruz” (Fl 2, 5-8). Paulo lembra do maior significado da encarnação do verbo; Deus se revestiu de humanidade para se tornar próximo dos homens. Entrando na cena da gruta de Belém, nos deparamos com tanto amor, com tanta misericórdia de um Deus que não pode amar os seus mais do que ama agora, pois o amor é o mesmo de sempre. Jesus é adorado pelo doce olhar de sua Mãe, de seu adotivo Pai.

Quem é digno de ver o Senhor, tão pobre mas tão grande? Deus manifestou na figura dos pastores essa honra de contemplar o Pequeno-grande. Eles foram apressadamente, e nós? Como está nossa disposição em ver Jesus que nasce também na Eucaristia? Estamos indo apressadamente? Ou apressadamente estamos indo para os shoppings e lojas?

O Sentido pleno do Natal é lembrar o nascimento de Jesus, um Deus que se faz próximo ao simples som de nossa voz. O amor entra na história e traz consigo a beleza para a tela do mundo, de fato o mais belo menino nasceu, belo por sua missão, belo por querer ser pobre. Jesus disse que o Filho de Deus não tem “onde repousa sua cabeça”, isso aconteceu também em seu nascimento, pois o menino não tinha onde nascer. Maria deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lc 2,7), ela que guardava tudo em seu coração, repetiu a mesma cena anos depois, dessa vez Maria envolve em faixas o corpo ensanguentado do seu pobre Filho, que como no seu natal também foi perseguido.

Eu nunca vir um trenó voador puxado por renas, mas já vir uma criança pobre não ter lugar pra nascer, o que me leva a perceber o que realmente é o natal, algo que realmente nossos olhos podem ver e não somente o que a imaginação me leva a ver. Se sair hoje à noite pelas ruas não verei trenó e sim pobres precisando de um abraço como presente de natal. Percebo, usando as palavras do meu amigo João Paulo (hoje carmelita), que o menino Jesus encanta e ensina muitas coisas, principalmente a arte de sorrir, de ser feliz e fazer o outro feliz. Fecho os olhos e sinto a paz, felicidade encarnada, amor nascido no frio de uma noite, fazendo com que meus olhos contemple a salvação.  

Desejo a todos os leitores desse Blog um Feliz Natal, com saúde, paz, amor, perdão. Lembre-se que de olhar para dentro da manjedoura do teu coração e dizer Feliz Aniversário meu Amado Salvador”, apressadamente ,como os pastores, visite o teu Amado hoje na Santa Missa. Não precisa de tantas luzes em Tua casa se teus olhos permanecerem fechados para a salvação, seja você o iluminado e o iluminador. Para os que dizem que Jesus não nasceu dia 25 de Dezembro, digo que não importa, o importante é que a Igreja lembra e dedica um dia para lembrar do mais apaixonante homem que pisou sobre a terra, o Cristo que encanta com o olhar e hoje que te encantar com uma belíssima noite, e te lembrar que por amor ele veio ao mundo. Que a Santa Maria e São José encontre lugar pra Jesus em teu coração.

Feliz e Santo Natal.

                                                                                                                           Thiago Farias †

Salve Maria Imaculada.

0 comentários:

Postar um comentário